domingo, 8 de julho de 2012

HARMONIA DO SAMBA




            XANDDY



                                               VOCALISTA









Há 18 anos a vida de Xanddy era bem diferente. Como amigo e fã da banda ele chegou a cantar no Harmonia do Samba em alguns ensaios que aconteciam na rua da Glória, na Capelinha, em um espaço da “família Harmonia” ao lado da casa de Roque, Bimba e Dona Graça, e já sonhava em fazer parte do grupo. Em alguns desses encontros, Xanddy começava a compor com Bimba antes de integrar na banda e a relação dele com o grupo começou a se estreitar aí. Foram muitos apertos, rodaram Salvador muitas vezes em uma Kombi, às vezes, fazendo até quatro shows por noite. Depois vieram as participações no Carnaval e anos após, mais precisamente em 1999, ‘Vem Neném’ estourou, e o grupo passou a viajar o Brasil. “Somos felizes porque fazemos o que gostamos, com quem gostamos e pra quem amamos. Viva a família Harmonia!”



          LUCIANO

                                  PERCUSSÃO E VIOLÃO





                            


O primeiro contato de Luciano com os instrumentos foi aos nove anos. Na época, sua família tinha um grupo de samba que se chamava “Essência do Pagode”. Daí pra frente ele passou por vários grupos folclóricos, samba reagge, banda com ritmos africanos e outros. A falta de recursos não o desanimava e, mesmo usando instrumentos emprestados, ele sempre estava em contato com um cavaquinho, um violão, um instrumento de percussão. Anos após, Luciano passou a tocar na banda “Geração do Pagode”, grupo que alguns músicos do Harmonia do Samba atualmente, também fizeram parte a exemplo de Deco. Em 1996 ele passou a fazer parte do Harmonia do Samba, se afastou por motivos pessoais em 1999 e retornou em 2001. “É muito gratificante olhar para trás e assistir que todas as dificuldades que enfrentei formaram quem eu sou hoje. Agradeço a Deus por ter conseguido melhorar a vida de minha família, por ter voltado a estudar e por todas as conquistas alcançadas com um trabalho que eu amo: a música. Music is life forever”.


           ROQUE

                                               BATERIA

                        

Fundador da banda Harmonia do Samba, a música na vida de Roque Cezar se despertou desde cedo. Quando ainda não era músico ele tentou seguir outras profissões, entrou em escolinha de karatê, natação e até chegou fazer parte da Escolinha de Futebol pelo Clube de Regatas Itapagipe (BA), mas nunca se apaixonou pelas atividades. Quando ia ver o show de alguma banda aí sim seus olhos brilhavam. Os bastidores e fundo do palco eram onde ele gostava de ficar para conhecer detalhes e ver como os músicos se posicionavam e tocavam alguns instrumentos. Foi quando sua mãe, Dona Graça, deu de presente de Natal os instrumentos de percussão e ele mais dois amigos e dois primos começaram a fazer música no quintal da casa. Anos após, a banda começou a tomar corpo e outros músicos passaram a integrar o grupo, conquistando espaço e chegando até o prestigio de hoje. “Tenho orgulho em dizer que faço parte desse projeto que, com muita batalha, conquistou um espaço no cenário musical baiano e em seguida no Brasil. Ter feito parte de cada momento é uma coisa muito gratificante, pois eu realmente sei o que cada instante representou para essa família. O melhor de tudo é saber que o tempo não desgastou a “harmonia” que nos rodeia”.

          BIMBA

                                 CONTRA-BAIXO

                    

Bimba entrou para o Harmonia do Samba quando a banda tinha apenas seis meses de formação. Um amigo em comum com Roque Cezar levou ele para fazer duas participações com o grupo, pois o Harmonia não tinha instrumentos de corda e a relação entre Bimba e a banda começou a estreitar. Na época, com 16 anos, Bimba tocava na banda “Expressão do Samba” que havia parado os projetos por um tempo. Isso o aproximou ainda mais do Harmonia onde ficou ensaiando a convite de Roque. Quando a antiga banda de Bimba voltou a atuar ele optou por continuar no Harmonia do Samba por ter criado uma relação de amizade além de ter se identificado melhor com o formato do grupo. A pouca experiência a mais do que a turma do Harmonia do Samba, logo fez Bimba assumir o papel de diretor musical do grupo ao qual coordena até hoje. “Chegar ao sucesso muitas vezes não é tão difícil quanto permanecer e o significado maior é esse. Não dá para transcrever a emoção, gratidão e alegria, de ter a família Harmonia do Samba na minha vida. Isso não tem preço.”

         MARTINS

                                     PERCUSSÃO

                       

Antes de fazer parte do Harmonia do Samba, Martins teve algumas experiências para ganhar o pão de cada dia. Um de seus primeiros trabalhos foi como vendedor de picolé e logo mais conseguiu um emprego de carteira assinada em 1993, pois arte musical sempre foi o seu maior incentivo. No mundo da música ele já fez parte da banda Olodum, um dos grupos de maior representatividade na Bahia, do “Levada do Pelô” além de algumas bandas de bairro não muito conhecidas. O seu primeiro contato com o Harmonia do Samba foi quando ele tocava na banda “Sempre Swing”, onde conheceu Bimba, baixista e diretor musical do Harmonia, passando a fazer parte da banda em 1997.“Eu fiz parte do momento inicial do Harmonia e vi nascer muitos projetos como projetos ‘A Melhor Segunda Feira do Mundo’ e não tem como não ficar orgulhoso. Fico muito feliz de está tanto tempo neste grupo que preza pelo nome e é uma verdadeira família. Só temos a agradecer a Deus e ao público.” 


 

         HARMONIA DO SAMBA

                                                 RELEASE OFICIAL


                

Nome consagrado no cenário musical brasileiro, o Harmonia do Samba percorreu um longo caminho desde o lançamento de “Vem Neném”, em 1999. Hoje, 18 anos depois, o grupo é referência quando se fala em pagode no Brasil e a cada dia, conquista mais fãs na Bahia, no Brasil e no mundo.
Números expressivos fazem do Harmonia do Samba uma banda referência no cenário musical da Bahia. Ao todo o grupo contabiliza uma média de 120 shows no Brasil e exterior por ano e reúne números expressivos: mais de quatro milhões de discos, entre doze CDs e três DVDs lançados. Em 2011, o grupo fez 160 shows. Todos os anos, o grupo realiza uma turnê internacional, já passando por quase todas as regiões da Europa. Na equipe, nomes de peso: Xanddy, Roque Cezar, Bimba, Martins, Luciano e toda família Harmonia misturaram os swings do pagode e do axé e criaram um ritmo particular, que reuniu seguidores de todo o mundo.
Personalidades ilustres da música brasileira costumam participar dos DVDs do grupo. A musa Ivete Sangalo e a cantora Sandra de Sá dividiram dueto com Xanddy no CD/DVD “Harmonia do Samba, Ao Vivo”. A cantora Cláudia Leitte e o grupo Exaltasamba abrilhantaram o CD/DVD “Harmonia Romântico, Ao Vivo”. Os cantores Léo Santana da banda Parangolé, Márcio Victor da banda Psirico, Saulo Fernandes e a ex-dançarina Carla Perez agitaram o CD/DVD “Selo de Qualidade”, gravado no ano 2010, em Manaus.
No verão 2012 o Harmonia do Samba trouxe duas novas canções: “Já É Carnaval” e “Quem Manda Sou Eu”. Com uma letra totalmente característica à festa de Momo, o hit “Já É Carnaval” teve realmente a cara da estação mais quente do ano pois fala de sorrisos e alegria exaltando a sensação de calor e energia positiva da banda frente ao “Meu & Seu”, bloco exclusivo do grupo que desfila no circuito Barra/Ondina. A outra música do Harmonia, “Quem Manda Sou Eu”, se destacou nas rádios baianas pelo seu ritmo cheio de swing e arranjos, elementos característico do estilo musical da banda, dão um toque especial às composições.
PREMIAÇÕES – Com um legado de sucessos em todas as apresentações, o Harmonia carrega boas conquistas em sua trajetória musical. Na Micareta de Feira, o Harmonia registra bom momentos. Em 2010, por exemplo, a música “Comando” foi eleita como a “Melhor Música” e em 2011 o grupo foi escolhido como a “Melhor Banda de Pagode” da festa. Apenas no Carnaval 2011, o grupo conquistou seis prêmios entre alguns dos principais troféus que julgam os melhores da folia de Momo: Band Folia,Castro Alves e Itapoan Fm. Pelo Troféu Band Folia o Harmonia do Samba foi considerada a“Melhor Banda de Pagode”. Pela rádio Itapoan FM, Xanddy conquistou o titulo de “Melhor Cantor de Pagode” e a banda foi eleita a “Melhor Banda de Pagode”. Além disso, a Itapoan Fm elegeu o ensaio da banda, “A Melhor Segunda-Feira do Mundo”, como o “Melhor ensaio de Verão” da cidade. Pelo Troféu Castro Alves, que teve a cerimônia de premiação no dia 19 de abril, o grupo levou a melhor nas categorias “Melhor Bloco de Pagode” e “Melhor Grupo de Pagode”.
Por dois anos consecutivos, o grupo faz parte dos indicados a conquistar o prêmio do Grammy Latino. Em 2008 o Harmonia disputou o troféu do Grammy na categoria “Melhor Álbum de Música Contemporânea Regional”, com o álbum “Esse Som Vai Te Levar – Ao Vivo”. Em 2009, a banda liderada por Xanddy foi uma das finalistas na categoria “Melhor Álbum de Samba/Pagode”, com o CD/DVD Harmonia Romântico Ao Vivo, lançado em dezembro de 2008.
ENSAIOS DE VERÃO – No verão, a capital baiana se anima na espera das novidades que festejem também a chegada do Carnaval. Uma estrutura surpreendente, convidados de peso, atrações dos mais variados ritmos musicais, fãs de todo o Brasil, mais de 10 mil pessoas, por edição, reunidas por um único motivo: a melhor banda de pagode do país inicia a temporada de ensaios de verão, em Salvador: “A Melhor Segunda-Feira do Mundo”.
Animado e simplesmente contagiante, “A Melhor Segunda Feira do Mundo” tem um formato bastante característico. Antes da banda anfitriã da noite se apresentar, uma atração musical comanda a alegria da festa. Estrelas como Ivete Sangalo, Saulo do Eva, Daniela Mercury, Luiz Caldas, Rapazzola, Deny da Timbalada, Gilmelândia, Exaltasamba, Pixote, Jeito Moleque, Chiclete com Banana, Tomate, Aviões do Forró e Cláudia Leitte já dividiram palco com Harmonia e somaram a beleza e o agito da noite.
Em 2012, o evento comemorou sua décima edição e garantiu uma temporada inesquecível. Para fazer da temporada 2012 da “Melhor Segunda Feira do Mundo” ainda mais especial, uma estrutura de primeira foi montada para recepcionar o público. A decoração, este ano, valorizou o verde. Luzes cênicas, instaladas nas árvores e jardins da Área Verde do Wet, deram o tom essencial à temática exaltando a beleza da natureza. Localizado de forma mais frontal para a arena, o palco do evento, além de nova localização, ganhou novo formato valorizando o cenário, oferecendo uma visão privilegiada para o público. Com um 1,20 metros de altura, a dimensão baixa do palco criou um cenário mais intimista da banda com o público.
Quem preferiu curtir a festa no Camarote também se surpreendeu com a estrutura. Montado em dois degraus, com alturas diferenciadas, o espaço foi planejado para que todo o público consiguisse ter uma visão privilegiada da festa. Esbanjando conforto e tranqüilidade para o folião, o Camarote teve ainda uma área que permitiu o acesso à frente do palco. Com serviços de bares, praça de alimentação ampla e banheiros suficientes para atender a demanda do público, na edição dez da “A Melhor Segunda Feira do Mundo” o camarote foi mesmo um sucesso.
CARNAVAL: BLOCO MEU E SEU – Com o sucesso do grupo Harmonia do Samba, foi criado em 2004 o bloco “Meu e Seu” que agita as ruas do circuito Barra/Ondina, em Salvador, no maior Carnaval do mundo. O Carnaval 2012 marcou o nono ano do bloco Meu & Seu na folia de Momo e arrastou multidão. Desfilando nos três dias oficiais da folia (domingo, segunda e terça), o bloco foi premiado, em pleno circuito, por dois troféus diferentes em quatro categorias distintas. Apenas pelo troféu da rádio Itapoan FM o grupo conquistou os títulos de “Melhor Cantor” para Xanddy, “Melhor Banda” e pela primeira vez, ganhou na categoria de “Melhor Performance do Ano”. Pelo Troféu Band Folia o Harmonia foi considerado a “Melhor Grupo de Pagode” do Carnaval. Levado por um trio elétrico moderno e bem equipado, o “Meu e Seu” conta com um público jovem, bastante alternativo e com fôlego suficiente para manter a alegria até o final do percurso.
Gente bonita e muito alto astral são as principais características dos foliões do “Meu e Seu” que a cada ano reúne um público ainda mais selecionado e bem animado. Uma equipe qualificada para atender os foliões durante o circuito e um carro de apoio equipado com bares, cabines sanitárias e posto médico, além de uma equipe de segurança bem preparada, incrementa o potencial do bloco. O bloco “Meu e Seu” desfila no circuito Barra/ Ondina no domingo, segunda e teça-feira, dias tradicionais da festa.

Noticia: HS Produções    

Nenhum comentário: